Passeio á Povoa para ver as sereias.

Próxima saída domingo 14 de Outubro pelas 8,30 na Paluse

sábado, 27 de fevereiro de 2010

TENOR GUARDADOR DE REBANHO

Este título é bem sugestivo?! Pois! de facto foi um domingo bem divertido passado na zona do curso inicial do rio Leça. Deste modo saímos de Bairro em direcção a Santo Tirso passando por Sequeirô. Passámos pelo centro da cidade e continuámos pela estrada antiga que vai até ao Porto. Aqui o primeiro furo do Wolf apareceu. Antes de apanhar a Variante à EN105, no lugar do Rego, virámos à direita e através campo iniciámos o passeio de BTT. Atravessámos um ribeiro onde o Tenor quis dar de beber à montada, mas, o pior foi quando quis enxugá-la. 



Depois desta tentativa de secagem seguimos por um trilho conhecido pelo Batedor que foi dar à EN105.


Poucas centenas de metros à frente virámos à esquerda em direcção a Refojos ou Reguenga (não sei bem). A ideia do Batedor era de levar-nos, e levou, a umas "cascatas" no rio Leça perto de Valinha. Chegados aí lanchámos e desfrutámos da lindíssima paisagem. 


Terminada a "pausa-lanche" regressámos em direcção à EN 105 sempre à beira rio Leça. 


Chegados à EN105 virámos para o mesmo trilho que tínhamos vindo mas em vez de virar para o lugar do Rego continuámos em direcção a Tarrio. De seguida apanhámos um trilho que nos levou até à Ermida. Nesse trilho tivemos de tornar as nossas biclas anfíbias. 


Após a passagem do ribeiro aconteceu o segundo furo do Wolf. Este segundo furo ficará marcado pela grande apetência do Tenor como guardador de rebanho. Enfim! os caprinos é que não gostaram muito do Tenor mas lá se foram resignando com este guardedor improvisado.


Resolvido o furo montámos as nossas biclas e lentamente lá chegámos à sede.


E pronto! mais uma saída, não domingueira mas sim carnavalesqueira, onde fomos presenteados com bom tempo e uns novos trilhos bem porreiros...Ah!...e ficámos a saber que o nosso Tenor além de cantar  mal... também não sabe segurar as cordas ...hehehehe!...Um abraço, Tenor!...Isto é só ironia.
O Scriba

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

" SAMEIRO COM PÉS MOLHADOS..."

O dia 07 de Fevereiro ficará para nós BiKeNaTuRaS como a data em que alcançámos o último grande "Santuário", perto de casa, que nos faltava para fechar o rol das "peregrinações". É verdade! já visitámos a Senhora da Assunção e a Senhora da Penha (entre outras menos conhecidas tais como: Senhora dos Montes, Santa Tecla, Senhora do Socorro...).
Partímos da sede às 8h15, sem o Quercus Man, em direcção ao Sameiro passando por Oliveira Santa Maria, Pedome, Gondar , Taipas e a Citânia de Briteiros. O regresso foi feito pelo mesmo trajecto até às Taipas. Depois seguímos para Ronfe e passámos à beira rio até à "Central Eléctrica de Riba D'Ave". A partir daí apanhámos um trilho até à Santana e de seguida pela estrada até casa. Apesar de o trajecto ter sido feito pela estrada, exceptuando no regresso um pequeno trilho logo ao saír do Sameiro e um outro de Riba D'ave até à Santana, foi bastante duro. Chegámos a casa pelas 12h45 e ficámos com a sensação que este passeio, numa próxima oportunidade, terá de ser  programado para durar manhã e tarde.
O Scriba
Foram contabilizados 63 kms em 4h01mn

Os BiKeNaTuRaS:
  ,,

TODAS AS FOTOS AQUI.