Próxima saída sabado 26 Maio pelas 7,30 horas na Paluse .

sábado, 12 de março de 2011

MIRAGEM DE PITÕES DE JÚNIAS MAS COM REAL COZIDO E POSTA

   Montalegre é, para nós, sinónimo de cozido suculento e não só. Por isso como os BiKeNatuRaS, são movidos  pelo instinto gastronómico,  lá foram impelidos, pela segunda vez , para área "protegida" da gostosa carne barrosã. 
   A grande novidade neste passeio foi sem dúvida a participação dos novos BiKeNaTuRaS...o Riones e o Marcamano que se defenderam muito bem ao longo das subidas conquistadas.


   Antes de chegar a Montalegre passámos pelo restaurante "Pinto" para reservar o repasto e tomar a bica da praxe. 
   Chegámos a Montalegre pelas 9h40 onde deixámos os veículos e montámos as nossas "burras" em direcção a Pitões de Júnias.



   Descemos em direcção à Avenida da Marginal do Cávado onde apontámos as biclas para Donões através de um estradão enlameado e por vezes "imbiclavél".


   Tivemos o privilégio de "cumprimentar"  cavalos e um asínino envergonhado que por aí descansavam.

  Doucement... chegámos a Donões onde podemos admirar as suas casas, ruas e até alminhas típicas desta região.

   Depois desta diminuta paragem encetámos uma curta mas ameaçadora descida até à freguesia de Sabuzedo. Aqui encontrámos novamente as casas em pedra, as estradas construídas com "calhaus" e o musgo sarapintando as fachadas e escadas dos ditos lares. 

   Deixando esta aldeia típica iniciámos uma longa subida íngreme com quase 5 quilómetros. Após um início em alcatrão a subida foi composta de terra, calhaus, areia e lama. Ao longo da subida tivemos como companhia o nevoeira e em algumas partes uma chuva miudinha que se tornou irritante. Estes momentos fizeram-nos recordar o dia terrível passado em Jales ( A lama que se tornou ouro). O panorama apesar do contratempo meteorológico deixava adivinhar algo de fascinante  para os olhos. 

   Infelizmente deparamos-nos com algo que pensávamos impossível para esta altura do ano...Incêndios! É verdade! Vimos extensas áreas negras e ainda fumegantes.

   E foi a partir daqui que o "desnorte" começou... Sim porque em vez de virarmos à esquerda seguimos em frente o que nos levaria ao oposto a Pitões de Júnias...E além de irmos em sentido contrário penámos ao longo de alguns quilómetros bem rudes. No entanto a paisagem era deslumbrante...


   Embora perdidos o lanche não deixou de aparecer... 

   E também para as "burras"...

   Aviado o lanche retomámos a biclada pelo monte acima. o Ninja ainda exortou os BiKeNaTuRaS a desencalhar a "Excalibur" mas nenhum  "biclaleiro" é descendente do rei Artur por isso ficou ali a espera do seu dono...

   Continuámos monte acima até chegarmos à última grande decisão, claro que não sabiamos que iria ser tão preponderante para o desfecho do passeio, que foi decidir se rumávamos em frente ou à direita...Após ter reunido o Conselho BiKeNaTuRas a última hipótese foi a escolhida... ERRO GRAVE! mas quem não erra?... Nesse local podemos constatar, pelo marco, que estávamos na raia fronteiriça. 

   Montadas as "burras" lá retomámos o caminho sempre acompanhados pela chuva e o nevoeiro que não nos queriam largar. No entanto o trilho era mais suave e de uma beleza fotográfica.

    E chegámos tão alto ( +/ 1300 m) que ainda havia vestígios de neves... El Presidente chateado por não ter deixado espaço para a sua " burra" abordou as presentes com toda a magnificência... mas sempre com um sorriso.  Parabéns El Presidente!  há que fazer sentir aos vassalos que o respeito é muito bonito...  

   Terminado este episódio iniciámos uma pequena descida que nos levou a mais uma duvida sobre o rumo a seguir. A nossa sorte foi encontrar um jipe cujo ocupantes indicaram-nos o caminho a seguir e ficámos a saber que de facto estávamos no lado oposto a Pitões de Junias.

   A boa nova foi, pelo menos, que era sempre a descer até Montalegre. E lá fomos empurrados pela descida até à freguesia de Padroso onde pudemos apreciar esta bela aldeia.

   Serviu esta aldeia para tirar a foto de "família" e de nos prazentear com a passagem da "carne barrosã ".

     Daí até Montalegre foi um "tirinho" . Já na cidade encontrámos uma bicla bem peculiar...

   E assim estava concluída a 1ª parte desta jornada.

   Depois de termos feito da carrinha um vestuário ambulante dirigimo-nos para a segunda etapa que era tão desejada como a primeira...COMER!!!
   Chegámos ao restaurante Pinto onde nos esperava um ágape já bem conhecido dos BiKeNaTuRaS. No entanto o que é bom tem de ser louvado mas o que é mau também tem de ser denunciado. Deste modo a única nota negativa do repasto residiu no primeiro vinho servido que era de muito má qualidade. Contudo esta contrariedade foi de pronto resolvida pelo patrão do estabelecimento.
   O almoço foi, como sempre, divertido e copioso em todos os sentidos. Os BiKeNaTuRaS "ancestrais" apreciaram  os Neo-BiKeNaTuRaS que denotaram a aptidão primordial para pertencerem aos BiKeNaTuRas...serem uns excelentes "garfos".


    Findo esta segunda etapa e depois de alguns BiKeNaTuRaS deitar fumo (praxe?) iniciámos a derradeira com uma visita ao castelo de Montalegre. Infelizmente a chuva contrariou este desejo e seguimos para Pitões de Júnias utilizando a EN 308.

   Já em Pitões de Júnias deleitámo-nos com as suas casas, ruelas e paisagens típicas da região. O bom humor estava bem patente nos rostos dos BiKeNaTuRaS que gozaram estes momentos inolvidáveis.

   Tomámos uma bica e jogámos matraquilhos na "Casa do Preto"  onde éramos os únicos clientes.

   Para terminar fica esta foto...

   E pronto! Cheguei ao termo de mais um relato onde as peripécias deste dia ficarão nos cérebros dos BiKeNaTuRas para muitos e muitos anos...

   Resta-me dirigir algumas palavras ao nosso estímado Querkus que se encontrava enfermo e não pôde participar neste passeio. A tua ausência foi relembrada várias vezes devido à tua boa disposição e pelos teus comentários sábios sobre a flora.
O Skriba
Foram "barrosados" 24 km.

Os BiKeNaTuRaS:
 ,  ,, e 



Prefil de altitude (altimetria) Elevação: 1039 m @ 16.7 km (3409 ft @ 10.4 mi)






  






4 comentários:

BiKeNaTuRaS disse...

É sempre com muito gosto que leio os teus relatos. Fazem-me lmbrar os bom momentos que passamos e reavivam a memória de certos locais e paisagens que já não tinhamos muito presentes. Estou a pensar, por exemplo,de uma bruma de montanha que quase nos cegava por completo, situação pela qual os BiKeNaTuRaS, que eu me recorde, ainda não tinham passado e de nuvens densas de chuva que conseguimos fotografar dum ponto mais elevado.
Concordo contigo em relação ao Querqus. Na verdade, já há muito tempo que sentimos a sua falta para a análise das diversas espécies, em especial, as ornitológicas, que vamos encontrando nas nossas digressões.
Parabens pela narrativa.

Luís Rios disse...

Simplesmente Espectacular, esta foto-reportagem da nossa ida a Montalegre. Parabéns!
Foi um dia excelente que passei com os BiKeNaTuRaS, adorei!
Pena o tempo que não ajudou muito, mas isso ainda não conseguimos controlar. (^=^)

Cumprimentos,
Riones

Belcoe disse...

Caros colegas BiKeNaTuRas agradeço os vossos comentários elogiosos. Há coisas engraçadas! Este relato foi sem dúvida, para mim, o que menos me empenhei. No entanto, salvo erro, foi o primeiro em que fui elogiado por elementos dos biKeNaTuRaS...Bem! isto poderá ter duas interpretações: a primeira é que de facto tenho de escrever "menos e melhor"; a segunda prender-se-à, talvez, ao facto dos BiKeNaTuRaS se aperceberem que o Skriba estava em "baixo". De quakquer forma muito obrigado amigos pelo vosso apoio.
Skriba

Tenor disse...

Caro Scriba.
Todas as palvras elogiosas não chegam para descrever a tua disponibilidade em relação aos Bikenaturas.
Este último passeio a Montalegre está (como os anteriores),muito bem relatado, com sabedoria e é, com muito orgulho que convido os meus amigos a verem este espaço onde tu és com toda a justiça o principal mentor.
Abraço.
TENOR