Passeio á Povoa para ver as sereias.

Próxima saída sexta feira 1 Dezembro pelas 16 horas na sede.

domingo, 5 de setembro de 2010

À PROCURA DO RODÍZIO NA CICLOVIA DE MIRA

Este passeio surgiu devido a uma primeira incursão feita por mim e pelo Bigode Rolante há cerca de um mês. O passeio foi tão cativante que senti a obrigação de o propor aos BiKeNaTuRaS. 


Sendo assim após uma uma viagem de cerca de 1h30 lá chegámos à Gafanha da Encarnação onde deixámos a carrinha e o carro.


Iniciámos o nosso passeio pelo "PR 2 Entre a Ria e a Floresta" que fica junta à Ria da Gafanha da  Encarnação. Daí até à Ciclovia de Mira rolamos por um estradão bastante pétreo mas no entanto agradável. 


Ao longo da ria tivemos direito, além da bela paisagem, a um chamamento vindo do céu...


Mas do céu caímos para esta horrível realidade...
REALMENTE O INFERNO NÃO ESTÁ NAS PROFUNDEZAS DO SUBSOLO...ESTÁ AQUI À SUPERFÍCIE E SOBRETUDO EM NÓS IRRESPONSÁVEIS HUMANOS...VERGONHOSO!!!


Rolamos cerca de 12 kms até encontrar a Ciclovia de Mira. Esta é a "Rota Gandaresa" ou "Roteiro A", com uma extensão de 10,4 kms, uma das três Rotas que constituem a Ciclovia de Mira. Estende-se para Norte a partir da Praia de Mira, dando acesso à Praia do Poço da Cruz e à Praia do Areão.


No entanto não seguimos para Mira mas sim em direcção à Videira. Chegados à rotunda da Av. Manuel Milheirão rumámos à Barrinha de Mira pela Via Ciclística e Pedestre onde pudemos apreciar uma das suas belezas.    

Aí além de termos apreciado o encanto da Barrinha também o nosso Querqus sentiu logo a necessidade de abordar um pescador da zona para se inteirar da pescaria. 

Após esta pousa paisagístíca colocamos as nossas "burras" no alcatrão da EN334. Este pequeno trajecto, com uma recta de 2 kms, está rodeado de um belíssimo pinhal onde os piqueniques, em tempo de férias e não só, são quase tantos como as pináceas aí  existentes... 

No final da recta existe uma rotunda onde ancorou um dos símbolo da região... Nos BiKeNaTuRas  o sinónimo de Comandante é Presidente...Por isso o nosso foi o último a sair do "moliceiro"...
 

Reinava a boa disposição...

Mas " show must go on" por isso  apontámos as rolantes para a única via terrosa aí avistada. Foram 3 kms rectilíneos rodeados, eles também, por um pinhal bem extenso.

Este estradão iria dar à rotunda da Variante de Mira onde a Via Ciclística e Pedestre vinha de Mira e terminaria na freguesia de Ermida, passando pelas Lagoas, onde nos esperava o Rodízio.
Já na  "Rota das Lagoas" ou "Roteiro B" que se estende, durante 8 kms, para Sul a partir da Praia de Mira em direcção às Lagoas de Mira, que dão o nome a esta Rota pudemos apreciar a esplêndida lagoa e os seus encantos.
 

Já na "Rota dos Moinhos" ou "Roteiro C" que se estende para Sul, a partir da Lagoa de Mira, até a Ermida, passando por Casal de S. Tomé e com acesso directo à Escola Secundária de Mira pudemos apreciar  a vegetação aquática e não só...

   
E lá chegámos ao momento mais suculento do passeio...RODÍZIO!...Bem! isso queríamos nós... Ficámos com a "maminha" que o nosso anfitrião nos empurrou. Como sempre os nossos ágapes são sempre bem animados...

Mas a hora da despedida lá chegou e tivemos de remontar as nossas "montadas". A boa disposição,  nos BiKeNaTuRaS, está sempre bem patente após o almoço...

Retomámos a Rota dos Moinhos onde com mais serenidade pudemos apreciar a vegetação aquática extraordinária.




Igualmente nesta rota tivemos a possibilidade de saborear umas maçãs selvagens num lugar edénico...e que bem souberam a alguns dos BiKeNaTuRaS...

Alguns ainda aproveitaram para mostrar os seus dotes ginastas...

Continuando a biclada fomos ter a uma árvore esplêndida onde o nosso Tenor sentiu-se de imediato como um galo no seu poleiro... o que provocou uma enorme gargalhada...

Após este momento de descontracção retomámos a passeata até encontrarmos o local mais lindo do passeio... deliciem-se com as fotos...

Mas tudo que é bom acaba por isso agarrámos as duas rodas e cerca de uma centena de metros parámos novamente no posto de vigia da Lagoa de Mira.



Tiradas as fotos da praxe lá fomos pisando o alcatrão da ciclovia até parar no "Sítio do Cartaxo - Ecoturismo". Esta cabana sobre a Lagoa de Mira é propriedade da Associação dos Amigos dos Moinhos e Ambiente da Região da Gândara. Aí, cheios de sede quisemos beber umas "bejecas" mas foi-nos dito que nesse local não se vendiam bebidas alcoólicas... Pronto viramo-nos para colas, sumos e águas. Qual não foi o nosso espanto quando o simpatiquíssimo servente nos trouxe umas rodelas de chouriço acompanhadas com um pão de milho caseiro! Bem! as duas iguarias eram deliciosas...mas acompanhadas por água, cola ou sumo...Eu não me queixo mas os meus companheiros... Resta-me dar os parabéns a esta associação pelo empenho em preservar os "Bichos e Matagais" da Lagoa de Mira.

Depois deste pequeno intervalo gastronómico apontamos a burras para a Praia de  Mira seguindo a Rota B -  Rota das Lagoas. Até à  rotunda da Av. Manuel Milheirão utilizámos a Via Ciclística e Pedestre que se encontra rodeada por um pinhal bem bonito e colorido.

E pronto a partir da rotunda supracitada e até à Gafanha da Encarnação seguimos a nacional sem registos fotográficos visto que alcatrão... é alcatrão.

" Foi o melhor passeio que dei até hoje..." Estas palavras foram proferidas pelo Querqus,,, Vindas dele! é porque sem dúvida foi um belo e apaixonante passeio. Deste modo fiquei muito contente de saber que a minha proposta agradou aos BiKeNaTuRaS.

As nossas montadas transportaram-nos durante 71 kms

Os BiKeNaTuRaS:

 ,e. 

Sem comentários: