Próxima saída sabado 26 Maio pelas 7,30 horas na Paluse .

domingo, 10 de janeiro de 2010

LET IT SNOW! LET IT SNOW! LET IT SNOW! COM O NUNO RIBEIRO

Há relatos premeditados porque são sobre passeios, programados, invulgares e existem os que acontecem porque as várias situações vividas ao longo de um determinado passeio tornam-se, para nós, dignas de serem relatadas. Então este faz parte da segunda categoria.
Assim lá saímos da nossa sede às 8h40 sem os nossos caros colegas de bicla o
Tenor, não sabemos o motivo ( nem ele precisa de o dizer) e o Quercus Man que não pode alinhar nesta aventura devido a um problema mecânico da ginga.
Devido ao gelo sentido nas primeiras pedaladas nenhum membro do grupo tinha a mínima ideia por onde ir. Assim o
Batedor preconizou uma mudança de direcção à habitual, ou seja apontámos as rodas dianteiras para a zona de Santo Tirso. A ideia era percorrer uns trilhos pelo Vale do Leça que ele conhece. Sem os nossos inseparáveis amigos da bicla ouvir disse ao Batedor " Com jeitinho vai ser hoje que vamos levar o Presidente à Assunção!!!" Ao que ele retorquiu com um sorriso condescendente. Rapidamente chegámos à cidade dos Jesuitas e apanhámos a Variante à EN105 até virarmos para Reguenga passando pelo restaurante " Adega do Rodrigo".



A partir daí fomos confrontados com aquilo que ia ser o grande motivo deste relato...
NEVE!!! Começou serenamente a cair em forma de flocos pouco consistentes até engrossar ao ponto de dificultar a visibilidade. Parámos debaixo da A42, num túnel ao abrigo dos flocos, para lanchar porque o frio, o vento e a dura subida desde Santo Tirso até à Seroa desgastaram-nos um pouco. O cenário era fantástico.



Montámos as nossas burras e chegámos todos a conclusão que a direcção a tomar seria a da
Assunção via o Monte Pilar. Entretanto parámos no café para aquecer um pouco com o tão famigerado e indispensável café.
A partir daí é que a água em estado mais sólido nunca mais parou até a Assunção. Perdidos fomos dar a uma rotunda onde colegas de ginga estavam a tentar tirar uma foto de "família" ao que nos propomos de imediato a tirá-la. Depois de gravar na memória do Tlm de um desses colegas de duas rodas reparei que um dos bttistas não era nem mais nem menos do que o
NUNO RIBEIRO...É verdade! o vencedor da última Volta a Portugal estava connosco. Esse grupo numeroso apercebeu-se que estávamos transviados e prontamente indicaram-nos o caminho a seguir.




Na nossa caminhada passámos por trilhos bem engraçados e difíceis devido ao terreno escorregadio e lamacento provocado pela neve aí depositada.




Chegados a um cruzamento encontrámos um outro grupo, menos numeroso, a quem perguntámos o nosso caminho.Aqui tenho de fazer um pequeno aparte. É engraçado que quando pedimos o nosso caminho a uma pessoa sozinha ela de tanto querer explicar acaba sempre por nos confundir... do género:
" Vai chegar a um cruzamento...não vira à direita! Vira à esquerda..." e insiste " Não se esqueça! não vira a direita!..." Tenho ou não razão?...Mas o pior é quando são muitos. Pedir a direcção a um grupo é melhor não pedir!!!!...Ninguém se entende...uns dizem é à direita, outros dizem é à esquerda e há os que nem dali são mas que gostam de dizer que já lá foram...Enfim!
O que nos salvou foi o aparecimento do grupo do Nuno Ribeiro. O "
Ás das Duas Rodas" com a sua gentileza, prontamente, e sem dúvidas disse-nos " Sigam-nos...vamos levar vos até lá..." E assim foi! No início ainda acompanhei o Nuno Ribeiro na frente do pelotão mas rapidamente apercebi-me que os restantes BiKenaTuRaS iam na cauda do mesmo e então parei para incorporar o meu "pelotão". Durante o quilómetro e meio ( mais ou menos) que tivemos a honra de partilhar o rodado e as pegadas, sim porque tivemos de empurrar as burras ao longo de uma subida lamacenta, deste tão ilustre ciclista chegámos à fábrica do IKEA.






Aí o Nuno Ribeiro fez questão de nos indicar o caminho a seguir e de se despedir com um aceno bem visível visto que eles iam para Paredes. Isto é que é ter classe!...O Nuno Ribeiro e Cª fizeram um desvio para nos mostrar o caminho... Fica aqui os meus sinceros agradecimentos a este
SENHOR que para além de ser um excelente ciclista mostrou ser uma pessoa simples e não menosprezar singelos ciclistas como nós. Bem Haja NUNO RIBEIRO...
Rumámos ao Monte Pilar e foi a partir daqui que a neve intensificou a sua
"carga" fazendo de nós uns, quase, " Bonecos de Neve".




Chegamos ao sítio onde a estrada bifurca. À esquerda sobe para o Monte Pilar e à direita desce para Monte Córdova. Como já era impossível subir seja o que fosse só restava a hipótese de descer. Esta hipótese era também muito arriscada, mas a única possível, porque era uma descida com 2 kms muito perigosos devido à inclinação que nos fez atingir mais de 70 km/h a bem pouco tempo ( ler relato " Os Salteadores dos Castanheiros" no arquivo de Novembro). Este meu pressentimento passou à prática quando senti a minha bicla deslizar para a esquerda e...la fui eu provar a neve! Pior foi mais à frente um carro que deslizando bateu noutro que vinha em sentido contrário. Foi só chapa mas é sempre aborrecido. Devagar, devagarinho lá chegámos a Monte Córdova onde parámos para comunicar aos nossos familiares que o almoço só poderia ser servido depois das 13h30. Aqui tirámos algumas fotos para comprovar o transporte da neve.




Montámos as biclas e dirigímo-nos à Assunção onde a neve alegrava os peregrinos.




Daí até Burgães...AI MEU DEUS! QUE GELO! ... Eu e o
Batedor bem tentámos convencer o Presidente e o Wolf descer pelos trilhos mas não aceitaram a nossa sugestão. Enfim! Enquanto a plebe não tiver voto na matéria...hehehe! "Regelados" iniciámos a última subida até Bairro com alguma dificuldade visto que os músculos estavam como pedra mas lá chegámos com um sorriso de orelha a orelha.






E pronto, mais uma aventura invulgar num Domingo também ele incomum. Os 4 BiKenaTuRaS viveram uma aventura que não sabem se mais alguma vez a irão viver porque a neve pode não regressar tão cedo. No entanto foi pena os ausentes não desfrutar deste passeio que irá certamente perdurar nas nossas mentes por muitos e bons anos.

O Scriba
As gingas rolaram 44 kms em 3h42

Sem comentários: